domingo, 21 de julho de 2013

Quebra-quebra, mata-mata




No ano passado morreram no Brasil 42 mil pessoas em consequência de acidentes de trânsito e o país continua em primeiro lugar no número absoluto de homicídios - foram 49,322, em 2010-, sendo que a impunidade (outra forma de violência) se revela na baixa taxa de resolução desses crimes. Na rádio, há uma campanha, em forma de canção, que apela para a serenidade em caso de altercações pequenas, domésticas, de bar ou no trânsito, uma vez que muitas das mortes violentas são o resultado, desproporcional e trágico, de pequenos desentendimentos quotidianos.

Talvez as mortes no trânsito não assustem tanto como o número de homicídios, uma vez que, no trânsito, todos somos prevaricadores e vítimas. Pedestres, ciclistas, motoristas de ônibus, taxistas, puxadores de carretas, todos parecem enfrentar o trânsito com uma lógica egotística de salve-se quem puder, sem noção do perigo de vida que os nossos erros e infrações podem causar, ignorando, tramando e insultando o outro, como se fizéssemos parte de algum reality show selvagem de sobrevivência.
O Brasil é uma país gentil e um país muito violento.

Os incêndios, a pilhagem, o frisson da destruição e do confronto com a polícia, que marcam as manifestações, são muito mais uma consequência desse Brasil violento do que resultado dos atos de protesto. No país onde é comum ler a palavra “chacina” nos jornais, onde os polícias andam com o fuzil fora da janela e sobrevoam favelas em helicópteros, no encalce de um traficante , disparando metralhadoras sobre casas como se estivessem a invadir um país, os protestos de rua foram uma oportunidade para mais uma revelação desse vírus, o mesmo que se manifesta todos os dias no trânsito ou numa execução.

Não é uma sintoma, é a própria doença.


Sem comentários:

Enviar um comentário