terça-feira, 23 de julho de 2013

É isto um homem?




Por causa de um podcast da BBC, fui, finalmente, ler o primeiro livro de Primo Levi. Porque a edição brasileira estava esgotada - entretanto a Rocco fez uma nova edição -, mandei vir pela Amazon uma versão em inglês que contém também o segundo livro do autor - Truce.

Is this a man?, o primeiro livro, conta a chegada e permanência de Primo Levi no campo de concentração de Auschwitz, em Novembro de 1944, terminando com a chegada das tropas russas em Janeiro de 1945.

O segundo livro, Truce, conta o regresso a casa do químico italiano - que atravessa toda a Europa para chegar a Turim. Levi escreve com uma beleza e entendimento da natureza humana notáveis para quem podia apenas escolher a raiva e a autocomiseração após o que passou, viu e sofreu em Auschwitz.

É isto um homem? não é um livro sobre o Holocausto - palavras que Levi não gosta pois a sua origem é religiosa e significa sacrifício pelo fogo o que, tendo em conta os fornos e as chaminés do campo onde foram mortas mais de um milhão de pessoas, é de um mau gosto idiota.

Trata-se de um livro sobre os homens e a sua capacidade para se aniquilarem e sobreviverem, para serem medíocres ou fora de série.

O livro, soberbamente escrito, agarrou-me tanto que dei por mim a lê-lo enquanto caminhava na rua. E, a todo o momento, eu pegava na caneta para sublinhar frases como esta:

“A country is considered the more civilized the more the wisdom and efficiency of its laws hinder a weak man from becoming too weak and a powerful one too powerful.” 


No Youtube, há ainda um documentário italiano, com legendas em inglês (escolher nas opções) sobre o regresso de Levi ao campo, em 1982.

É isto um Homem? deveria ser leitura obrigatória.




Sem comentários:

Enviar um comentário