segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Depois de um dia difícil (o meu), sugestões de coisas boas


1
Os lisboetas podem recorrer a um serviço novo em Portugal nos seus iPhones. O Eat Out Lisbon foi criado por portugueses e está a ser um sucesso - o primeiro guia de restaurantes de Lisboa em formato mobile, inaugurado dia 20 de Janeiro, atingiu já o primeiro lugar na categoria de aplicações gratuitas da App Store, com mais de 5.000 downloads nos primeiros quatro dias.

2
Os cariocas têm de agradecer e aproveitar a iniciativa da perfeitura e do banco Itaú. Bike in Rio, ou Move Samba, como lhe quiserem chamar, tem tido uma aderência inesperada - o que só prova que o Rio está farto de carros e que deveria aproveitar a sua geografia e investir em mais ciclovias. As bicicletas são boas, o serviço também - apesar de algumas falhas a rectificar - mas, em geral, e tendo em conta que o serviço tem apenas dois meses, funciona bem.

É fácil (basta ter um celular) e muito barato (10 reais por mês). Estas magrelas laranja passaram a ser o meu principal meio de transporte na cidade. Agora só falta que os motoristas - especialmente os de ônibus - se convençam a dar prioridade aos ciclistas em vez de os perseguirem como num filme de terror. E os pedestres também, que caminham alegremente na ciclovia e, se avisados da falta, ainda nos insultam. Talvez um dia (sim, falta muito) os cariocas respeitem as magrelas como os holandeses.

3
No mundo da imagem a trezentos mil à hora, em que refilamos como crianças mimadas se o site não abre em dois segundos, ainda há quem se dedique a ouvir e a contar. O muito premiado programa de rádio This American Life pode ser ouvido online ou descarregado como podcast. E vale tanto a pena. Numa altura em que o jornalismo parece estar a ficar cada vez mais tonto, estes senhores são extraordinários contadores de histórias. Deixo aqui o link para o programa sobre os aventureiros e outro sobre a visão dos norte americanos sobre a crise do euro - este último deveria ser obrigatório em escolas mas também nos parlamentos de todo a Europa.

4
Por fim, porque tive um dia fodido, um pouco de música para, sem qualquer ruído do mundo cheio de arestas e motores, fechar os olhos e não pensar em nada.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. O "respeito" pela bicicleta na Holanda faz-se em duas vertentes: primeiro porque todos sao ciclistas; segundo, porque a malta da bicicleta buzina mas nao abranda nem se desvia, nem sequer dos carros (aqui ajuda um código que responsabiliza quem atropelar a duas rodas).

    Período particularmente activo no blog, isso é tudo desculpa para nao fazer mais nada ou estao para breve novidades? ;)

    ResponderEliminar